01 – EDUCAÇÃO PERMANENTE

Aborda a conceituação, as finalidades, os objetivos e as fases da educação permanente. Analisa a viabilidade de realização da educação permanente sob o prisma econômica, política e social.

Educação Permanente
DSC00405 02 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

À luz da literatura, aborda a avaliação do professor universitário pelos alunos. Discute conclusões e a metodologia da investigação realizada sobre o assunto, durante o período de 1992 a 1995.

03 – UNIVERSIDADE, DOCÊNCIA , GLOBALIZAÇÃO.

Faz incursão histórica na construção e reconstrução da universidade. Analisa a trajetória da universidade brasileira e faz uma projeção do papel desta no século XXI. Discute a formação inicial e continuada, a tipologia e as funções do professor universitário.

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DSC00406 04 – EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: (Gênero, etnia, políticas educacionais, competência docente/discente).

Analisa, numa abordagem plural, assuntos emergentes das questões educacionais implícitas ou explícitas no pensar e no fazer dos sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender no cotidiano da escola.

05 – EDUCAÇÃO BRASILEIRA: (desafios e perspectivas para o século XXI).

Traz ao leitor oito temas da educação brasileira atual. Analisa os desafios e perspectivas da educação brasileira para o século XXI.

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DSC00411 06 – EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E A TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Além de apresentar algumas experiências inovadoras exitosas realizadas no Rio Grande do Sul, traz aportes teóricos sobre temas polêmicos como inovação educacional, tecnologia educacional e educação à distância.

07 – O ENSINO SOB O OLHAR DOS EDUCADORES

Analisa, através de coletânea de textos, temas contemporâneos sobre cultura, tecnologia, educação, ensino, aprendizagem e formação de professores.

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DSC00423 08 – UNIVERSIDADE NA AMÉRICA LATINA: (SUSTENTABILIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS).

Ao extrapolar a discussão meramente acadêmica, estabelece um diálogo com o leitor, levando-o a se posicionar criticamente sobre questões, entre as quais: Por que dar sustentabilidade à universidade? Para quem? Como capitalizar políticas, mantendo sua autonomia como um território de livre pensar e promover a busca de alternativas face às contradições e aos desafios cada vez mais complexos de um mundo globalizado?

09 - EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: (Encontros e desencontros).

É uma ferramenta capaz de ajudar a entender um pouco melhor as enormes contradições da América Latina – uma região com uma biodiversidade privilegiada e com um grande potencial em praticamente todas as áreas, porém, intencionalmente, estigmatizada, marginalizada e desclassificada pelos países hegemônicos.

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DSC00421 10 – A UNVERSIDADE NA VIRADA DO SÉCULO XXI: (Ciência, pesquisa e cidadania).

É uma ferramenta capaz de ajudar a desvendar as nuances do processo investigativo contemporâneo e, a partir dos aportes teóricos, encaminhar aos pós-graduados à pesquisa, um dos poucos veículos que o país tem para sair do marasmo e encontrar as vias do desenvolvimento político, econômico, social e educacional.

11 – EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE: (Abordagens múltiplas)

Traz ao público leitor, preocupado com as questões sociais, culturais e educacionais, nove textos reflexivos, que são resultado de estudos investigativos de um conjunto de docentes/pesquisadores humanistas indignados com o atual quadro paradigmático, pois estão conscientes de que a educação urge ser transformada, mas, principalmente, por pessoas que estão engajadas no processo educativo.

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DSC000072 12 – EVALUACIÓN DE LA UNIVESIDAD DE LA EXPERIENCIA: (Desafíos y perspectivas para el siglo XXI).

El estudio investigador es producto de una colaboración internacional con la intención de abordar la evaluación de una modalidad de formación permanente para personas mayores en la universidad. El estudio está dividido en dos partes distintas, pero interligadas entre sí: fundamentación teórica e investigación (los autores describen el alcance, los objetivos, la población/muestra, la metodología utilizada para evaluar la Universidad de la Experiencia.

13 – PÓS-MODERNIDADE E CONHECIMENTO: (Educação, sociedade, ambiente e comportamento humano).

Traz ao público leitor, preocupado com questões políticas, econômicas, sociais, educacionais e culturais, quatro artigos, resultado de estudos investigativos, que abarcam a pós-modernidade sob diferentes prismas.

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1 14 – O livro Ciência, Política e Sociedade, organizado por Ingrid Sarti, reúne instigantes reflexões sobre os sentidos da produção de conhecimento como resposta aos problemas do desenvolvimento econômico, social e cultural da América Latina e também sobre a necessidade de renovação das ciências sociais no estudo das sociedades contemporâneas, globalizadas, multiculturais e complexas, como as latino-americanas.
15 – O livro Conhecimento e Sustentabilidade – políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil contemporâneo, de Maíra Baumgarten, apresenta um cenário da produção de conhecimento no Brasil na virada do século e sua relação com as condições de sustentabilidade do país. As políticas de ciência e tecnologia são abordadas tendo presente a idéia de inovação social e as possibilidades de projetar utopias que superem as conquistas da modernidade. Conhecimento e sustentabilidade-CAPINHA