Cassiane de Freitas Paixão

Possui graduação (bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Especialização em Sociologia, pela mesma instituição (2001) e mestrado em Sociologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). É aluna regular do curso de Pós Graduação em Educação, doutorado, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), tendo ingressado em 2006 com projeto de tese na área de políticas educacionais. Atualmente é professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, com dedicação exclusiva. Atua em pesquisas e atividades de ensino em sociologia e fundamentos sociológicos da educação, destacando os seguintes temas: educação superior, ciências sociais, família, políticas educacionais e sociologia da educação.


Ernâni Lampert

É licenciado em Pedagogia: Habilitação Magistério e Supervisão Escolar pela Feevale; especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Unisinos; especialista em Administração de Sistemas Educacionais pela PUC/RS; mestre em Educação pela PUC/RS; doutor em Ciências da Educação pela Universidad Pontifícia de Salamanca, Espanha. Em 2000, a título de pós-doutorado, sob a orientação da Dra. Maria Adoración Holgado Sánchez, realizou na Universidad Pontifícia de Salamanca a investigação Evaluación de la Universidad de la Experiência: desafios y perspectivas para el siglo XXI, publicado pela Editora Kadmos, em 2002. Tem inúmeros artigos publicados em periódicos especializados na América do Norte, América do Sul, Europa e especialmente no Brasil. É co-autor de Educação permanente (Sagra 1979); autor de Universidade, docência, globalização (Sulina/Furg 1999) e de Experiências inovadoras e tecnologia educacional (Sulina/Furg 2000). É organizador de Educação para a cidadania (Sulina/Furg 1999), Educação Brasileira: desafios e perspectivas para o século XXI (Sulina/Furg- 2000), A universidade na virada do século XXI: ciência, pesquisa e cidadania (Sulina/Furg) 2001), A educação na América Latina: encontros e desencontros (Educat, 2002), O ensino sob o olhar dos educadores (Seiva Publicações, 2003), Universidade na América Latina: sustentabilidade, desafios e perspectivas (Seiva Publicações, 2003) e de Educação, Cultura e Sociedade: abordagens múltiplas ( Sulina, 2004) e Pós-modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano(Sulina, 2005).. Atua como especialista designado pelo Conselho Estadual de Educa ção/RS, Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e comissões específicas internacionais, na área de avaliação institucional no concerne a avaliação institucional, de cursos, programas e projetos.


Leni Beatriz Correia Colares

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor assistente da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, trabalho, sistema penal e controle social.


Maíra Baumgarten Corrêa

Doutora e mestre em Sociologia. Professora do Departamento de Educação e Ciências do Comportamento da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do Grupo de pesquisa em Políticas Públicas, C&T e Sustentabilidade da FURG. Coordenadora do Centro de Estudos e Documentação em Conhecimentos, Inovação e Sustentabilidade da UFRGS (www.ufrgs.br/cedcis) e do Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social/UFRGS. Editora da Revista Sociologias do PPGS – UFRGS. Coordenadora da Série Cenários do Conhecimento editada pela Sulina e Editora da UFRGS. Membro do diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia e Secretária Adjunta da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, Regional Rio Grande do Sul.

Livros: A Era do Conhecimento: Matrix ou Ágora? (2001), Ed. UNB e Ed. da UFRGS; Crise Social e Multiculturalismo com Tavares dos Santos, J.V; Barreira. (2003); Ed. Hucitec; Conhecimentos e Redes – sociedade, política e inovação Ed. UFRGS, 2005. Conhecimento e sustentabilidade. Políticas de ciência e tecnologia no Brasil contemporâneo. Ed. UFRGS/Ed.Sulina. 2008.